17NunoMousinhoca1020.jpg

A Casa da Árvore segue um projeto pedagógico original que pauta toda a sua atividade quotidiana com as crianças que recebe. A elaboração do projeto educativo deu-se, numa fase inicial, com a adaptação do projeto educativo da escola A Torre e, até certo ponto, do modelo escolar do Movimento Escola Moderna à Creche.
Ao longo dos anos que se seguiram à fundação da Casa da Árvore o projeto educativo foi sendo atualizado com o acumular da experiência de creche e, de forma particular, com o conhecimento do modelo Touchpoints do pediatra americano
T. Berry Brazelton.

 

A nossa visão da Creche

Entendemos o período na Creche como uma etapa importante onde as crianças
se desenvolvem a partir da sua vinculação com os adultos e com os pares que acompanham e com a exploração do ambiente em que estão inseridas. Acreditamos que "a comunicação constitui-se como o motor de toda a educação
(Niza, 2004 e 2010, citado em Folque, Bettencourt e Ricardo, p.19) e que a relação emocional afetiva, sobretudo com os adultos, permite que a criança vá mais além
no seu desenvolvimento a todos os níveis (Vygostky, 1994 citado em Folque, Bettencourt e Ricardo, p.19).

 

Objetivos pedagógicos

  1. O bem estar e o desenvolvimento harmonioso da criança, fazendo com que se sinta feliz no seu dia-a-dia.
  2. A contribuição para o desenvolvimento global da criança: afectivo, social, cognitivo e motor.
  3. O despiste precoce de problemas do desenvolvimento da criança, encaminhando cada caso para entidades competentes.

 

Escola e Família

Os Pais são os primeiros responsáveis pela educação das crianças e, por isso,
a Casa da Árvore surge como um parceiro que complementa o acompanhamento
que é dado em casa à criança e, eventualmente, ajudar os Pais e a Família a cumprir melhor o seu papel. O contacto frequente entre Família e Creche é fundamental.
Os Pais são sempre bem-vindos na Casa da Árvore e são convidados a manter connosco uma relação colaborativa diária através de uma troca de informação recíproca de todos os acontecimentos relevantes no dia-a-dia da criança.

 

Organização e Rotina

As regras dos espaços e a rotina são essenciais à estruturação interior de uma criança e oferecem-lhe a base de segurança onde apoiará todas as suas investidas na descoberta e relacionamento com os outros e com o ambiente em que estiver inserida.

17NunoMousinhoca1045.jpg

Tempo de jardim

O nosso jardim é o lugar privilegiado das crianças que frequentam a Casa da Árvore e nele investimos muitos dos nossos recursos e energias. Gostamos de lhes proporcionar o máximo de tempo ao ar livre possível e de lhes oferecer muitas e diversas oportunidades de descobrir a natureza, de brincar na areia, de correr, saltar e explorar o espaço, de cuidar dos canteiros e apanhar folhas do chão, de conhecer e adaptar ao clima.

Vivemos numa cidade com luz e sol maravilhosos quase o ano todo. Mesmo quando chove ou nos dias mais cinzentos, quando surge uma oportunidade vestimos casacos quentes e galochas e vamos saltar para as poças.

 

Atividades Pedagógicas

  • Crescer com histórias · sessões em grupo que têm como base a narração
    teatral de um livro infantil e a sua exploração expressiva, isto é: jogos lúdicos que permitem a combinação de atividades mentais/emocionais/físicas proporcionando meios para que o bebé/criança se possa exprimir e libertar constantemente, consoante o seu gosto/imaginação/necessidade, evocando
    o eco que a história teve em si.
  • Educar com música · sessão de música semanal, em que as crianças, acompanhadas por um músico profissional, aprendem canções portuguesas baseadas em histórias infantis.
  • Psicomotricidade · sessão de prática psicomotora semanal, com professor especializado, em que a componente motora é trabalhada a par com
    as componentes afetiva e cognitiva como um todo. As crianças são expostas
    a diferentes desafios a nível motor, através de blocos de espuma, rampas
    de madeira, colchões, bolas, arcos, etc.